- A qualquer sensação de incômodo, cansaço, mal estar e dor: Reaja! mude de posição. O organismo possui sensores (terminações nervosas) que detectam a sobrecarga de estruturas. Quando ficamos muito tempo em uma posição, estruturas como nervos, músculos, ligamentos, tendões e etc passam a ficar machucados pelo aumento de pressão em determinados pontos que podem causar lesão dependendo do tempo. Regiões muito pressionadas também não recebem suporte sanguíneo adequado, ocasionando falta de oxigênio e nutrientes e excesso de metabólitos.
Portanto sentiu-se incomodado, é o corpo avisando que precisa aliviar pontos de tensão e sobrecarga. Portanto reaja! Mude de posição. Não deixe para depois porque já pode ser tarde. A lesão pode se instalar e você ficará com dor - Todas as posições são importantes! Não existe postura boa ou ruim por si só. O diferencial é o tempo que se fica em cada uma delas. Revezamento é fundamental!
Quanto mais alinhada for sua postura, mais tempo é possível ficar nela porque a pressão fica melhor distribuída. Mas, mesmo assim, os músculos cansam e os tecidos, inclusive a pele, tem aporte de nutrientes diminuído e aumento de metabólitos. Portanto precisam de revezamento. - O pouco e o pequeno são tão importantes quanto o muito e o grande.
Pequenas alterações de postura e de movimento muitas vezes são o suficiente para diminuir a tensão e trazer alinhamento. O inverso também é verdadeiro: pequenos desalinhamentos por muito tempo ou com muita repetição, também trazem lesão. Portanto, um simples movimento de olhar em um ponto acima da tela pode trazer alívio grande para a cervical. Posicionar o ombro um pouco mais para trás pode diminuir a tensão nas costas. Porém, grandes mudanças também são necessárias, como sair do sentado e ficar de pé, caminhar um pouco e etc. - Exercitar-se sempre, valorizar movimentos simples e triviais com ênfase em movimentos contrários daqueles laborativos.
Para aqueles que trabalham com computador, é comum deixar a coluna torácica e cervical curvarem para frente. Então, faça o contrário durante as pausas: coloque a coluna para trás, assim retira o peso dos ombros e do início do tronco.
Idem digitação. Digitamos com as palmas das mãos para baixo. Então, de tempos e tempos, posicione as palmas para cima. A datilógrafa usava uma máquina de escrever mais dura e escrevia o dia todo com raros casos de tendinite. Por que hoje temos muitos casos de LER e na época não tinham? Porque ela precisava trocar a folha. Com isso havia ligeira pausa e revezamento de movimentos. - Invista em bons equipamentos. Estrutura é importante para preservar o corpo e a mente.
Todos concordamos que um esportista necessita de bons equipamentos para treinar adequadamente e se poupar de lesões. Profissionais como o futebolista Messi treinam de 4 a 6 horas por dia e não podem se machucar para não desfalcarem sua equipe. O mesmo vale para o “ Atleta do Computador” que passa mais de 8 horas trabalhando e, portanto, precisa de excelentes equipamentos para não se machucarem e também não desfalcarem sua equipe, sua empresa, seus colegas e sua família . Então investir na estrutura física é fundamental.